III Quem tem Cor Age começa nesta segunda-feira na Unicamp

Evento que se prolonga por toda a semana vai homenagear e discutir as obras de Carolina Maria de Jesus e Abdias do Nascimento

O III Quem tem Cor Age, que começa nesta segunda-feira na Unicamp, vai homenagear e refletir sobre a obra de dois expoentes do movimento negro e da causa antiracista no Brasil, a escritora Carolina Maria de Jesus e o ativista Abdias do Nascimento -- artista, ator, jornalista, professor universitário e senador.
O III Quem tem Cor Age é promovido pelo Núcleo de Consciência Negra da Unicamp, com apoio de instituições ligadas à universidade, entre elas a ADunicamp.
Veja, abaixo a programação do evento, que será encerrado na próxima sexta-feira, dia 14, com a roda de conversa "Sobre bananas, universidades e hashtags".
Além das mesas de trabalho e debates (veja abaixo), o III Quem tem Cor Age promoverá os seguintes eventos: Oficina de Percussão, com Geórgia Bento (dia 10, das 14h às 16h, no Prédio do Ciclo Básico); Roda de Capoeira, com Capoeira Angola Resistência (dia 12, das 12h às 14h, no Prédio do Ciclo Básico); Feira Cultural Quem ter Cor Age (dia 13, das 12h às 14h, no Prédio do Ciclo Básico); Performances com Afrikanizar e Nil Sena (dia 14, das 11h às 13h, no P´redido do Ciclo Básico) e a oficina "De mulheres para tod*s: auto defesa e ação direta", com Marina de Sousa Lima (dia 14, das 15h às 17 h, no ED 01).

MESAS

1. PRESENÇA NEGRA NA UNICAMP - Estudar, trabalhar, ensinar: a Presença Negra na Unicamp
Dia 10 de novembro de 2014, das 19h às 22h
Local: Auditório II do IFCH
Anselma Sales - Estudante da USP e membro do Núcleo de Consciência Negra da UNICAMP
Antonio Alves Neto - Trabalhador da UNICAMP
Lucilene Reginaldo -- Professora da UNICAMP

2. RACISMO, PROTAGONISMO E CONHECIMENTO - "Dois raios em céu azul": Carolina de Jesus, Abdias do Nascimento e um debate sobre epistemicídio
Dia 11 de novembro de 2014, das 19h às 22h
Local: Auditório II do IFCH
Renato Noguera -- Professor Adjunto de Filosofia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Renato Noguera é autor do livro Ensino de Filosofia e a Lei 10639; Era uma vez no Egito. Noguera também escreve literatura infantil, com destaque para a Coleção Nana & Nilo.
Mário Augusto Medeiros da Silva -- Graduada em Ciências Sociais pela Unicamp (2003), com mestrado (2006) e doutorado (2011) em Sociologia, também pela Unicamp, onde hoje atua como docente. Recebeu, em 2013, o Prêmio para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, do Centro de Estudos Sociais, da Universidade Coimbra
Luma de Lima Oliveira -- Militante do Movimento Social Projeto Raiz, escreve para o blog "Entre Luma e Frida" e, como graduanda no curso de letras da Universidade Federal de São Paulo, realiza estudos em sociolinguística com o foco na obra de Carolina Maria de Jesus.


3. RACISMO, PSICOLOGIA E SOFRIMENTO PSÍQUICO - Quando o objetivo é subjetivo: Racismo, Psicologia e Sofrimento Psíquico
Dia 12 de novembro de 2014, das 19h às 22h
Local: Anfiteatro do IEL
Cinthia Vilas Boas -- Mulher negra psicóloga de formação e educadora social de atuação. Militante do movimento negro, movimento de mulheres e de juventude. Conselheira de direitos humanos e colaboradora do Conselho Regional de Psicologia.
Célia Zenaide da Silva - Psicóloga formada pela PUC Campinas, ativista do movimento negro, movimento de mulheres e movimento de direitos humanos, treinanda do programa de reabilitação psicossocial da Universidade Estadual de Campinas. Atua em Campinas como Psicóloga num programa do Suas (Sistema Único da Assistência Social) no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos.
Tatiana Gomez Espinha -- Graduada em Psicologia e mestre em Psicologia Clínica pela PUC Campinas. Atualmente cursa doutorado em Educação na Unicamp e é docente do curso de Psicologia na FAAT (Faculdades Atibaia).

4. EDUCAÇÃO BÁSICA E RACISMO - Quadro negro em debate: desafios do combate ao racismo na Educação Básica
Dia 13 de novembro de 2014, das 19h às 22h
Local: Anfiteatro do IEL
Flávio Santiago - Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2010), com mestrado em Educação pela Unicamp (2014). É é tutor de EaD da Universidade Federal de São Carlos, professor da Faculdade Zumbi dos Palmares e membro do GEPEDISC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural) da Unicamp.
Roseli Machado - Doutoranda em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP a partir do segundo semestre de 2012. Mestre em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP / 2010 e bolsista do programa bolsa Fundação da Ford com a dissertação: Arte-educação em contexto de periferias urbana - um desafio social;. Graduada em Jornalismo pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, especialista em Violência Doméstica (IP- USP) e em Educomunicação (NCE-ECA-USP) com experiência nas áreas de Pesquisa Etnográfica, Comunicação Social, Terceiro Setor, Trabalho Social, Treinamento de capacitadores, Empreendedorismo, Educação e Arte-Educação.
Natália do Carmo Reis -- Graduada em Pedagogia pela Unicamp, ativista do movimento negro e iniciando no movimento pelos direitos dos animais. Especialista em Ética, Valores e Cidadania pela USP no programa Universidade Virtual de São Paulo. Atualmente cursando mestrado em Educação na Unifesp e atuando como professora de Ensino Fundamental I na rede municipal de Paulínia.

5. RODA DE CONVERSA - MILITÂNCIA DIGITAL E COMBATE AO RACISMO - Sobre bananas, universidades e hashtags: mídias digitais e combate ao racismo
Dia 14 de novembro de 2014, às 12h
Local: Prédio do Ciclo Básico
Charô -- Define-se como "arquiteta de formação e blogueira por teimosia". Feminista negra que escreve sobre cultura e sociedade no Blogueiras Negras e no Indigestivos Oneirophanta.
Cidinha da Silva -- Escritora e blogueira, autora dos livros "Baú de Miudezas, Sol, Chuva e Crônicas", "Racismo no Brasil e Afetos Correlatos", "Oh, margem! Reinventa os rios!","Os nove pentes d'África", entre outros.
Stephanie Mendonça Ribeiro - Estudante pelo Prouni de Arquitetura e Urbanismo na PUC-Campinas. É militante do Núcleo de Consciência Negra da da PUC, tem acúmulo no debate sobre feminismo negro e racismo. Atualmente está envolvida numa pesquisa de Iniciação Cientifica, sobre manifestações negras dentro do território de Campinas.
Arthur Romeu - Arthur concentra sua miliância digital através da coluna "Enegrecendo", um dos canais do site "Os entendidos", que propõe uma série de discussões acerca de gênero, sexualidade e negritude.

 

Privacy Policy